O princípio da produção enxuta

Eficiência é um termo que desempenha um papel importante na produção industrial. Produção enxuta significa "produção enxuta" e é uma abordagem que visa alcançar a maior eficiência possível. Mas o que exatamente está por trás disso? O que torna a produção enxuta e o que exatamente a Toyota tem a ver com isso? Este artigo fornece respostas para essas perguntas e também mostra as vantagens que a produção enxuta traz consigo.

Produção Enxuta – Conceito e funcionalidade da produção enxuta

A produção enxuta, também conhecida como manufatura enxuta, é baseada em uma economia de tempo e custo.

Uso de fatores de produção, que incluem pessoal, recursos materiais e organização dos processos de produção. Instrumentos típicos da produção enxuta, que foram discutidos pela primeira vez em um intercâmbio econômico em 1992, são o trabalho em equipe, abordagens just-in-time, ciclos PDCA (“Plan-Do-Check-Act”) e gerenciamento de qualidade em larga escala. O conceito assenta em três pilares:

1. Aumento da produtividade

Como parte do primeiro módulo, tenta-se reduzir ao mínimo o máximo possível de fatores de produção. Por exemplo, os tempos de produção são reduzidos, as capacidades em excesso são restritas e os estoques são reduzidos.

2. Melhoria da qualidade

O segundo pilar trata do aumento da qualidade do produto. Para isso, são recomendados controles de qualidade regulares, uma revisão contínua do desenvolvimento do produto e uma cooperação muito intensa com empresas fornecedoras. Saiba mais sobre a melhoria da qualidade usando Kaizen ou inteligência artificial através dos links.

3. Maior flexibilidade

Grande importância também é atribuída a um alto grau de flexibilidade. Todos os sistemas de produção serão revistos e flexibilizados, e as capacidades temporárias serão integradas na produção.

Um dos principais objetivos da produção enxuta é a redução de desperdícios, como os associados à sucata, rotas de transporte ineficientes, espera por determinado estoque e necessidade de retrabalho. O pensamento por trás disso é que esse desperdício acaba resultando em um produto com um preço de compra desnecessariamente caro para o cliente. Resumindo: a produção enxuta representa o menor custo possível e gasto de tempo com a mais alta qualidade possível.

O que a produção enxuta tem a ver com a Toyota?

O sistema de produção do grupo automobilístico Toyota, TPS para abreviar, que foi modificado em 1973 para melhorar a eficiência, flexibilidade e qualidade, é considerado a forma original de produção enxuta. Até hoje, o TPS serve como um excelente exemplo de produção enxuta, extremamente inovadora na época.

Quais são as vantagens da estratégia de produção enxuta?

Em termos concretos, as empresas que estão comprometidas com a ideia de produção enxuta se beneficiam de tempos de produção mais curtos, aumento de produtividade e qualidade impecável do produto. Ao mesmo tempo, o desperdício é reduzido ao mínimo e as velocidades de produção aumentam. Em última análise, todos esses pontos levam à economia de custos.

5S para limpeza e ordem

Para que os princípios da produção enxuta sejam implementados e funcionem na realidade, a instalação de produção deve estar arrumada e organizada. Para atingir esse estado, pode-se orientar para o 5S:

Seiri - resolver

Todos os itens, ferramentas e notas que não são mais necessários são descartados.

Seiton—Ordem

Os materiais de trabalho são organizados de forma sensata e ergonômica e, se necessário, marcados.

Seiso – limpeza

Superfícies, pisos e objetos são cuidadosamente limpos.

Seiketsu - Padronizar

O processo será padronizado para que a limpeza seja controlada e o mais rápida possível no futuro.

Shitsuke - autodisciplina

O procedimento padrão desenvolvido é respeitado sem exceção. Seiri, Seiton, Seiso e Seiketsu são internalizados através da repetição e memorizados naturalmente.

A propósito: a segurança às vezes é adicionada como o sexto S, o que, é claro, se refere a tornar o local de trabalho seguro.

Seis Sigma e Manufatura Enxuta

Na verdade, Six Sigma e Lean Production não têm nada a ver um com o outro - são estratégias desenvolvidas separadamente. No entanto, eles são frequentemente combinados entre si e se complementam bem. O Six Sigma leva as estatísticas a sério e as utiliza como base para otimizar os processos de produção, com foco principal na qualidade do produto e na satisfação do cliente. Se o Seis Sigma estiver presente em uma produção, isso significa que, de um milhão de erros possíveis, apenas 3,4 realmente ocorrem. Portanto, o termo é frequentemente usado como sinônimo de tolerância zero a erros. Se uma empresa aborda a otimização de processos de acordo com o Seis Sigma, ela geralmente usa o chamado ciclo DMAIC. DMAIC significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Todos os processos são mensuráveis ​​passo a passo e divididos nas menores seções possíveis, que são otimizadas levando em consideração as etapas anteriores e posteriores.

A propósito: A taxa de erro para empresas que não otimizaram sua produção de acordo com o Seis Sigma é geralmente de três a quatro Sigma. Isso significa que, de um milhão de erros possíveis, 6210 realmente ocorrem.

A produção enxuta também tem desvantagens?

Por mais benéfica que a manufatura enxuta possa ser para as empresas, ela também tem algumas desvantagens que precisam ser consideradas:

 

Sem reservas

Devido ao fato de que os estoques são sempre mantidos baixos, interrupções de curto prazo e problemas no processo de produção podem não ser interceptados.

poluição ambiental

Just-In-Time significa que os fornecedores geralmente entregam quantidades relativamente pequenas de um determinado estoque. Como resultado, o impacto ambiental das emissões aumenta.

Baixa variância

A produção enxuta fornece a menor variedade possível de produtos, o que não é um problema em algumas empresas, mas um grande problema em outras.

Portanto: agilizar a produção? Sim por favor! No entanto, isso sempre deve ser feito de forma realista, em que a respectiva empresa deve buscar um meio-termo saudável. Se você apertar o cinto muito rapidamente, isso pode ter consequências extremamente contraproducentes.